“AQUI ESTOU”!

Bom dia meu irmão e minha irmã.

“AQUI ESTOU”!

NUNCA SE PERTENCE A DEUS “PELAS METADES”!

A DEUS, OU SE OFERECE E SE DÁ TUDO, OU NADA!

É bela a Palavra de Deus para este segundo domingo da quaresma de 2018.

No livro do Gênesis 22,1-18 é bonito quando diz que Deus pôs Abraão à prova ao lhe pedir o que ele possuía de mais precioso: seu filho único, Isaac. E Abraão não duvidou NENHUM SEGUNDO em OFERECER, em DAR ao Senhor “tudo” o que tinha, O FILHO, que amava mais que tudo, mas não mais que seu amor a Deus.

Em resposta Deus lhe faz um juramento, dizendo, : “Juro por mim mesmo, uma vez que agiste assim, não me recusando teu filho único, EU TE ABENÇOAREI e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar”.

Já São Paulo nos ensina na carta aos Romanos 8 que “Deus não poupou Seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria TUDO junto dele”?

Por fim, no Evangelho de Marcos 9, 2-10, percebemos quanto faltava de conversão a Pedro, Tiago e João, no fato da Transfiguração, quando Pedro, em nome dos 3 QUER SEGUIR JESUS, mas ainda NÃO POR COMPLETO, e por isso propõe a Jesus FAZER TRÊS (3) TENDAS: UMA PARA JESUS, OUTRA PARA MOISÉS E OUTRA PARA ELIAS, mas o próprio Deus Pai do céu os ensina que PARA O DISCÍPULO DE JESUS NÃO PODE HAVER 3 TENDAS. Ou se é totalmente de Jesus e se entrega TOTALMENTE A ELE ou não se é de Jesus. Por isso, quando a voz do Pai fala:”este é meu Filho amado, escutai o que Ele diz”, Moisés e Elias tiveram que desaparecer. Naquela hora ficou somente Jesus, diante dos discípulos.

Embora pudesse, tomar outra chave de leitura para a liturgia deste domingo da quaresma, fiz questão de dar este enfoque porque GRANDE PARTE DOS CRISTÃOS de nossos dias e isto, desde os leigos até nós bispos e cardeais, QUEREMOS OFERECER NOSSA VIDA A DEUS, QUEREMOS DAR-NOS A DEUS E A SEU SERVIÇO, … MAS PELAS METADES. Sempre reservamos algo que não ENTREGAMOS, que não OFERECEMOS.

Por isso, muitos não estão TOTALMENTE disponíveis, a exemplo de Abraão, Paulo e Jesus. Queremos ser cristãos, seguidores de Jesus, mas também queremos ser de filosofias orientais que bebem de Buda, de ioga, de meditações NÃO CRISTÃS. Queremos ser de Cristo, mas não abrimos mão de também prestar culto a crenças espíritas, ou crenças NÃO cristãs.

QUEREMOS “ACENDER VELAS” PARA MUITOS “SANTOS DIFERENTES” = “deuses diferentes”.

Não nos é permitido fazer três tendas. OU SOMOS TOTALMENTE DE JESUS E SOMENTE A ELE SEGUIMOS E SERVIMOS, OU DEIXEMOS O CRISTIANISMO DE LADO E SIGAMOS ÍDOLOS ENGANOSOS E QUE NÃO NOS PODEM DAR A VIDA EM PLENITUDE.

Queremos ouvir o Evangelho, mas não abrimos mão de também acreditar em superstições, em crendices, e em outras doutrinas. Eu posso acreditar nas CIÊNCIAS HUMANAS somente até o ponto em que elas concordam com o EVANGELHO. Quando seus ensinamentos discordam ou se opõem ao EVANGELHO DE JESUS, eu tenho que escolher em que TENDA eu quero me abrigar.

Muitos de nós, somos de Jesus, MAS PELAS METADES e por isso, não aceitamos missões difíceis ou novas, não aceitamos abrir mão do que nos dá segurança, do que já construimos, do que já julgamos “nosso”.

Queremos ser de Deus, mas também queremos os prazeres e os bens mundanos. NÃO ACEITAMOS “DAR NOSSO FILHO ÚNICO”, com Abraão e por isso NÃO DEIXAMOS DESCENDÊNCIA CRISTÃ ATRÁS DE NÓS E NEM SOMOS FONTE DE BÊNÇÃOS DIVINAS PARA O MUNDO.

Quem diz a Deus: “AQUI ESTOU!” tem que estar pronto para o que der e vier e CONFIAR que Deus não faltará.

Deus não aceita AS METADES. Ele sempre nos quer POR INTEIRO, porque ELE SE DÁ POR INTEIRO. Entregou-nos o que tinha de mais precioso:SEU FILHO ÚNICO E UNIGÊNITO, JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR.

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang

Posted in Dom Guilherme.