Brasão Episcopal

Seu Lema Episcopal: “SEM MIM NADA PODEIS” (Jo 15,5)

“Eu sou a Videira e vós os ramos, aquele que permanece em Mim e Eu nele produz muito fruto; porque, sem Mim, nada podeis fazer”.

Brasão

Insígnias episcopais: chapéu prelatício, com três fileiras de borlas verdes.

Escudo: o campo, encimado pela cruz de Cristo, contém dois símbolos: à esquerda, a videira, com seus frutos e suas folhas; à direita, o coração.

O campo do escudo, em cor prateada, é a vinha do Senhor. Aí acontece a História da Salvação, obra da colaboração humano-divina.

A videira, com suas folhas e frutos, lembra Jo 15, 5: “Sem mim nada podeis fazer”. Só existe fruto, em ramos unidos ao tronco. Só é eficaz o apostolado quando seus agentes: Povo de Deus, ministros, religiosos e religiosas, diáconos e presbíteros, em torno do seu pastor, o Bispo, permanecem unidos à Verdadeira Vide: Jesus Cristo.

O Coração, colocado à direita do campo, evoca o amor e a misericórdia do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas, dá sua vida por elas (cf. Jo 10, 11.14) e é modelo do homem novo, criado segundo Deus, em justiça e verdadeira santidade (cf. Jo 19, 37); lembra, também, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Instituto religioso a que pertence Dom Nelson.

Top