Festa das Tendas

A primeira Festa das Tendas foi realizada em novembro de 1997 no pátio do antigo Seminário Diocesano, em Lages. A motivação desta primeira festa iniciava assim: “Anunciamos com grande alegria uma Boa Notícia: a Festa das Tendas!” Celebrava-se neste ano em toda a Diocese o Ano Bíblico, tendo como tema “Memória e Partilha das nossas comunidades”, e como lema “A Palavra de Deus faz o sonho do povo brilhar”.

A segunda Festa das Tendas aconteceu em novembro de 1998, no mesmo local do ano anterior, quando celebrava-se o Ano Diocesano da Juventude, com o lema: “Juventude a serviço da Vida e da Esperança”. A terceira Festa das Tendas foi realizada no pátio da Paróquia Sagrada Família, onde permaneceu até 2004. Nesta festa aconteceu a abertura do Ano Jubilar 2000 do nascimento de Jesus Cristo, com o lema: “Sonho e compromisso para um mundo sem exclusão”.

A quarta Festa das Tendas aconteceu no ano 2000, animada pelo lema “É jubileu, o Verbo se fez Carne, armou a sua tenda entre nós e estamos vendo a sua glória” (Jo 1,14). A quinta Festa das Tendas aconteceu em 2001, no Ano Missionário Diocesano, com o lema “Aqui você tem lugar”. A sexta Festa das Tendas aconteceu no ano de 2002, com o tema “Servir a Vida na solidariedade” e o lema “Casa do Pão: Aqui você tem lugar”.

A sétima Festa das Tendas aconteceu dentro do Ano Vocacional Diocesano, em 2003, com o tema “Vocação para um outro mundo possível” e o lema “Avancem para águas mais profundas”(Lc 5,4). Nesta festa foi declarado aberto o Ano Jubilar pelos 75 anos de instalação da Diocese de Lages.

A oitava Festa das Tendas aconteceu durante o Ano Jubilar Diocesano, em 2004, com o tema “Na caminhada da Diocese de Lages corram como água a justiça e o direito” e o lema “O Espírito do Senhor está sobre nós!” A nona Festa das Tendas aconteceu em novembro de 2005, Ano Eucarístico, no pátio da Paróquia São Cristóvão – Cidade Alta, com o tema “Eucaristia, Diretrizes e Orientações Diocesanas” e o lema “Recriando Vida na partilha da Palavra e do Pão”.
A décima Festa das Tendas aconteceu em 2006, Ano Catequético Diocesano, novamente na Paróquia São Cristóvão – Cidade Alta, com o tema “No seguimento e na missão de Jesus: Deus conosco!” e o lema “Festa das Tendas: Esta é a nossa hora!”. A décima primeira Festa das Tendas aconteceu em 2007, em Otacílio Costa, no dia 25 de novembro, com o lema: “FESTA DAS TENDAS: PARTILHANDO VIDA E ESPERANÇA!”.

A décima segunda FESTA DIOCESANA DAS TENDAS, no dia 30 de novembro de 2008, na Paróquia São Paulo Apóstolo (Celso Ramos). Com toda a comunidade paroquial de Celso Ramos, celebraremos a Festa das Tendas no primeiro domingo do Advento, motivados pelo lema: “Com o Apóstolo Paulo, somos Fabricantes de Tendas!”(cf. At 18,3).