“LEVANTA-TE E PÕE-TE A CAMINHO. . . . ANUNCIA-LHES O QUE EU TE FALAR.”

Esta ordem de Deus foi dirigida ao profeta Jonas. Na primeira vez ele fugiu de Deus, mas Deus o pegou “na curva da estrada” e o chamou pela segunda vez em forma de ORDEM. Hoje, este CHAMAMENTO E ORDEM não é para alguns momentos específicos da vida dos cristãos e das cristãs e nem tão pouco se dirige apenas para o Clero ou Religiosos/as, mas a todos os que pelo BATISMO se tornaram MISSIONÁRIOS de Jesus Cristo.

“Nínive”, a “grande cidade”, muito pagã e pecadora do tempo de Jonas, se encontra HOJE nas mais diversas regiões e situações de nosso Brasil.

Certamente esta “Nínive”, no Brasil, são cidades grandes e pequenas; são as Facções Criminosas do tráfico e tráfego; são as grandes favelas dominadas pelo crime organizado; embora também lá haja a sua ABSOLUTA maioria seja gente pobre e muito boa; são muitos Condomínios e prédios luxuosos; MAS ACIMA DE TUDO, SÃO OS TRIBUNAIS DE (in)JUSTIÇA, PALÁCIOS ESTADUAIS e FEDERAIS, ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS, CÂMARA e SENADO FEDERAIS.

Infelizmente creio que a “NÍNIVE” MAIOR NO BRASIL SÃO OS ÓRGÃOS PÚBLICOS, SE NÃO TODOS, AO MENOS A GRANDE MAIORIA.

Penso que em poucos lugares se cometem tantos CRIMES E PECADOS MORTAIS E GRAVÍSSIMOS contra Deus, porque praticados contra os FILHOS E FILHAS AMADOS de Deus, especialmente os pobres, quanto nestes lugares. Até o narcotráfico ou o tráfego de pessoas ou órgãos humanos que de per si são CRIMES HEDIONDOS, mas no cenário nacional, NÃO SEI SE SÃO TÃO PREJUDICIAIS, GRAVES E HEDIONDOS QUANTO OS CRIMES DA CORRUPÇÃO POLÍTICA, EMPRESARIAL E DO JUDICIÁRIO.

Certamente nenhum pecado foi tão fortemente combatido por Jesus quanto a INJUSTIÇA, A CORRUPÇÃO PÚBLICA E RELIGIOSA E O DESPREZO AOS POBRES, DOENTES, CRIANÇAS E IDOSOS.

Assim como Deus falou ao profeta Jonas, “Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhes a mensagem (Palavra) que EU TE CONFIAR”.

Isto significa que nós Igreja somos JONAS e não nos é permitido FUGIR da missão e dos lugares para onde ele nos manda DENUNCIAR os crimes que gritam e clamam diante de Deus.

E o mais difícil é que nós não podemos falar o que nós queremos, mas o que Ele nos manda dizer E CHAMAR TODAS AS PESSOAS E INSTITUIÇÕES À PROFUNDA CONVERSÃO.

Temos que começar por descobrir e identificar onde estão as “Ninives” em nossas cidades ou pequenas Comunidades e a estes Deus nos ENVIA a DENUNCIAR EM NOME DE DEUS e chamar para a CONVERSÃO, para a volta a Deus e sua justiça e misericórdia.

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang

Posted in Dom Guilherme.