Mensagem de Dom Nelson Pelo Dia do Professor

“Desejei e me foi dado o bom senso; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria.
A sabedoria é um tesouro inesgotável para a humanidade: os que a adquirem estão preparados para a amizade com Deus, porque recomendados pelos dons da instrução” (cf. Sb 7, 7.14).

Queridos Professores! Queridas Professoras!

Tenho a imensa alegria de dirigir-me a Vocês por ocasião do Dia do Professor e da Professora.
A cada ano que passa, a gente sente o desafio da educação aumentar em todos os sentidos. Não poucas vezes é notável que outras realidades tornaram-se prioridade na vida das crianças, adolescentes e jovens. Isso exige que os profissionais do ensino estejam muito atentos e preparados para acompanhar seus alunos e ensinar com sabedoria nos dias atuais.
Os mais nobres e verdadeiros valores humanos passam também pelo banco da escola, tendo como grande responsável e líder o Professor, a Professora.
A gente pode medir a cultura e a grandeza de um país pelo seu nível de educação. Nesse quesito, a gente olha com certa tristeza para o nosso País ao presenciar diariamente cenas de total desamor ao patrimônio público e de desrespeito ao próximo.
Por outro lado, nossa esperança se renova ao verificar que os Professores e Professoras estão firmes e não desanimam. Amam o que fazem, apesar de todos os percalços e obstáculos. Podemos imaginar o tremendo esforço de um Professor, de uma Professora para garantir que seus alunos aprendam não somente as lições do livro, do quadro negro, ou se quiserem, através de um “clic” em seus tabletes…, mas, sobretudo, o que o bom Professor, a boa Professora deseja mesmo é incutir em seus educandos o senso da convivência saudável, do respeito ao próximo, da ética, da honestidade, da partilha, da cidadania e do amor à Pátria.
Nesse contexto, gostaria de convidar todos os Professores e Professoras:
 a acreditarem e a terem esperança na educação que ministram;
 a terem verdadeira paixão pelo ministério que exercem;
 a serem testemunhas da verdade, do amor, da justiça e da paz diante de seus alunos e alunas;
 a serem ponto de referência cristã, não só na sala de aula, mas também na comunidade social e eclesial à qual pertencem;
 mais do que só conhecimentos, ofereçam a seus alunos/as um modelo de educação que brote de sua vivência pessoal;
 tomem sempre mais consciência da força transformadora que a educação cristã possui…
Que as inúmeras dificuldades do dia-a-dia, não sejam jamais motivo de desânimo, pelo contrário, motivem-se ainda mais para, a cada dia de novo, prosseguir com fé e coragem, certos de que “quem ensina o caminho do bem e da verdade brilhará como estrela no firmamento da eternidade” (Dn 12, 3).
Deus, nosso Pai, a Sabedoria Eterna, conduza seus passos, iluminando sua vida através do Espírito Santo para que, seguindo as pegadas do Mestre por excelência, Jesus Cristo, Vocês continuem a ser protagonistas da paz e da construção da civilização do amor, sobretudo, na escola onde Vocês exercem sua linda vocação de mestre do saber e da cultura.
Recebam, queridos Professores e queridas Professoras, neste seu dia, meu mais sincero reconhecimento e parabéns. Contem com minha solidariedade e orações.
Um abraço amigos a todos e a todas, bem como minha especial bênção extensiva a seus queridos familiares.

Dom Nelson Westrupp, scj
Administrador Apostólico de Lages

Top