“O CÉU E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO” (Mc 13,31).

O dito do título faz parte do Evangelho deste domingo, para quem é católico, mas para todos e todas que são cristãos, se encontra, conforme indicado, no Evangelho escrito por Marcos no capítulo 13.

De certa forma podemos dizer que é muito simples de confirmar esta verdade pelo simples fato de Jesus ser a encarnação da segunda pessoa da Santíssima Trindade que, por sua vez, é descrito e reconhecido no capítulo primeiro de São João como o “verbo”, quer dizer, a “PALAVRA” de Deus.

Diz o texto de São João: “No princípio (no começo de tudo) existia a PALAVRA, e a PALVRA estava com Deus e a PALVRA ERA DEUS. Ela estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito pela PALAVRA, e sem a PALAVRA nada foi feito. Na PALAVRA havia VIDA, e a VIDA era a LUZ dos homens”. … “A PALVRA SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS, …”

Ora, se Jesus é a PRÓPRIA PALAVRA e Ele é Deus, então por isso SUAS PALAVRAS não poderão passar nunca, porque ELE NÃO PODE, COMO DEUS, PASSAR OU DEIXAR DE EXISTIR.

Por isso mesmo, NÃO É LEGÍTIMO para quem crê em Jesus, SELECIONAR somente algumas de suas palavras e esconder, ignorar ou até mesmo NEGAR outras que não nos agradam ou nos desafiam a mudar radicalmente de vida.

Infelizmente a cada dia cresce mais o número de cristãos e cristãs, MESMO DENTRO DA IGREJA CATÓLICA, que são muito SELETIVOS em relação a Jesus, seu ensinamento e sua doutrina. No momento não estou me referindo a pregadores e pregadoras, mas aos cristãos NA PRÁTICA DE SUA VIDA. Claro que também há os pregadores, leigos ou ministros que comentem este pecado ou erro.

De certa forma, embora não seja uma expressão feliz, podemos dizer que quem é SELETIVO em relação a Jesus ou às suas PALAVRAS e só pega o lhe dá vantagens ou o que combina com seu modo de pensar e com sua vida, mas rejeita, ignora ou desdém AS PALAVRAS que não lhe agradam, é como QUERER FAZER JESUS EM PEDACINHOS E SÓ PEGAR ALGUNS PEDACINHOS, MAS NÃO QUERER O JESUS COMPLETO, POR INTEIRO. Seria mais ou menos como ter uma mesa farta de ricas iguarias onde cada um só pega o que lhe AGRADA AO PALADAR e deixa de lado o que não gosta.

Gostando ou não, Jesus não dá para fazer em PEDAÇOS. Ou o ACEITAMOS e ACOLHEMOS por inteiro, ou o NEGAMOS por inteiro. Quem acha muito forte algumas de suas PALAVRAS e por isso não as quer, mesmo que diga que aceita outras, já negou Jesus por inteiro.

Hoje vivemos o mundo e o tempo de DESCARTÁVEL, e isso não se pode fazer com Jesus e Suas Palavras porque ELE E SUA PALAVRA SÃO ETERNOS e por isso mesmo, NÃO PASSARÃO.

Na PALAVRA de Jesus EXISTE VIDA E LUZ e as TREVAS com sua sombra ou densas nuvens nunca foram e nunca serão vencedores.

Termino com a Oração do dia: “Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo coração, pois só teremos felicidade completa, servindo a vós, o criador de todas as coisas”.
E também é PALAVRA de Jesus que afirma que SERVIR a Deus se faz SERVINDO ao próximo.

Deus abençoe a você e sua família.

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang.

Posted in Dom Guilherme, Palavra do Bispo.