Congregação das irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, fundada pelo Sacerdote polonês, hoje Bem-Aventurado Zygmunt S. Felinski, em Petersburgo – Rússia, no dia 27 de dezembro de 1857. De acordo com o carisma fundacional, a nossa vida e nossas ações devem se fundamentar na vivência do Evangelho e nas virtudes da Sagrada Família de Nazaré – humildade, simplicidade, confiança na Divina Providência, espírito de família e trabalho.

De grande espírito apostólico e cheio de amor a Deus e ao próximo, Zygmunt Felinski, compadecido com a situação dos órfãos e velhinhos sem amparo de Petersburgo, idealizou um albergue católico, entregando-o aos cuidados da Congregação que fundara. E foi com este ideal de ajudar o próximo, em particular os mais necessitados, que a nossa Congregação nasceu e cresceu, desenvolvendo para além de um século suas atividades apostólicas em escolas, creches, pensionatos, hospitais, postos de saúde, seminários, paróquias, casas lar (idosos e crianças) e nos lugares mais carentes onde as pessoas necessitam de assistência e apoio através do trabalho social e missionário. Nestas atividades, a nossa congregação marca presença significativa em terras brasileiras desde o ano de 1906, estabelecendo a primeira comunidade na Colônia Orleans, em Curitiba, no Estado do Paraná; e hoje continua contribuindo no desenvolvimento das pessoas do nosso país, nos Estados da Paraíba, Pernambuco,  Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal – Brasília. No mundo, nosso campo de missão se estende pelos seguintes países: Polônia, Itália, Ucrânia, Rússia, Bielorússia e Brasil.

Inseridas neste tempo de tantos desafios continuamos a nossa missão, procurando ser presença e testemunha de fé, de doação e serviço aos irmãos, à igreja e a sociedade em geral, segundo o Carisma e a espiritualidade indicada pelo nosso Pai Fundador e sob a proteção da Sagrada Família e Nazaré.  Em Curitibanos, Diocese de Lages, marcamos presença desde o ano de 1933, atuando nas diversas Pastorais, Educação, Saúde e junto às pessoas idosas.

Avenida Frei Rogério, 96 CEP: 89.520 – 000 Curitibanos/ SC  Tel: (49) 3245-0524