Congregação das irmãs Franciscanas de São José

A Congregação das Irmãs Franciscanas de São José nasceu na pequena cidade de Schweich Alemanha, no ano de 1867 e foi fundada por Madre Alphonsa Kuborn que, desde jovem, já demonstrava grande amor e compaixão pelos que sofrem. Movida pelo ideal de seguir Jesus Cristo, iniciou a Congregação no intuito de ser presença de misericórdia junto aos pobres, doentes e órfãos, e junto às vítimas da fome e das guerras.
Madre Alphonsa foi uma mulher forte. Enfrentou grandes dificuldades, mas perseverou. Foi serva de misericórdia, socorrendo a todos, na alegria do seguimento de Jesus. Faleceu aos 06.09.1897 na Holanda, após trinta anos de serviço à frente da Congregação. Em 1926, um grande impulso missionário e um sentimento de evangélica compaixão trouxe as primeiras Irmãs Franciscanas de São José para o Brasil. A missão assumida foi o cuidado dos hansenianos no Hospital São Roque – Piraquara PR, onde atuam ate hoje.
Como servidoras do Reino de Cristo e solidárias com os excluídos do nosso tempo, as Irmãs Franciscanas de São José procuram ser presença de misericórdia em diversos lugares: Alemanha, Holanda, Brasil, Itália e Angola. Prestam serviços na área de educação e saúde, evangelização, catequese, pastorais diversas, promoção humana, social e cristã. A exemplo de São Francisco de Assis as Irmãs buscam “ter o Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar” nas diferentes situações do complexo mundo de hoje, buscando ser fi éis discípulas de Jesus Cristo, realizando a missão deixada pela fundadora: “Difundir no universo o Deus da misericórdia”. As Irmãs Franciscanas de São José, da Fraternidade Nossa Senhora das Neves está em São Joaquim desde o dia 3 de março de 1965 atuando nos serviços de educação, nas pastorais, movimentos eclesiais e na formação de lideranças.

Rua Juvenal Mattos 77   CEP 88600-000  São Joaquim/SC Tel: (49) 3233-3513
Convento:  Rua Lauro Muller 298 CEP 88501-130  Lages/SC   Tel: (49) 3222-6489