Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado

A Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado nasceu em Campinas SP, em 1928, sendo fundadores Dom Francisco de Campos Barreto, bispo de Campinas, e Irmã Maria Villac. Neste 3 de maio de 2009 celebramos 81 anos da Fundação da nossa Congregação.
Para nós, Missionárias de Jesus Crucificado, esta é uma data significativa. Lembramos de Maria Villac e suas onze companheiras que plantaram a semente fértil do nosso carisma. Dom Barreto deu força e coragem para que o grupo se transformasse em uma Congregação Religiosa. Temos a certeza de que, do coração das 759 Missionárias cheio de vida e esperança, brota um sentimento de gratidão a Deus, pela nossa trajetória missionária e por todos e todas que caminharam e caminham conosco na partilha do nosso carisma, indo em relações tecidas pela ternura, coragem e ousadia. Enfim pela bondade e mansidão, virtudes vivenciadas pelos nossos Fundadores. Agradecidas somos por continuarmos acreditando na força de nosso carisma, junto aos povos sofridos dos países da América Latina, da África e da Ásia. A Congregação, inserida no meio do povo mais pobre, luta pela promoção da vida e transformação social, o que exige, naturalmente, uma profunda identificação com Cristo Crucificado e Ressuscitado.

Ir. Elice Lúcia Mattana

Enquanto religiosas consagradas, as Irmãs vivem os votos de pobreza, obediência, castidade e mansidão, dando sinal de amor total a Deus e ao próximo, num mundo dominado pelo liberalismo, consumismo, erotismo e violência, as religiosas são sinais de contradição pelo seu modo de vida. Além disso, as Missionárias de Jesus Crucificado vivem e pregam a devoção a Maria, sob o titulo de Nossa Senhora das Dores, caminho seguro para o encontro com Cristo.
Na Diocese de Lages as Missionárias de Jesus Crucificado estão desde 12 de janeiro de 1959 e atualmente conta com três irmãs: Maria do Carmo dos Santos, que atua nos grupos de família, alfabetização de adultos e visitas domiciliares; Amábile Maria Follador quer coordena a Pastoral da Criança na Paróquia do Navio e Elice Lucia Mattana que coordenou a Pastoral da Criança na Diocese durante 20 anos e atualmente trabalha no Centro Social Santo Antonio(Bairro Morro Grande), Paróquia do Navio. As irmãs residem, desde 1984 no Bairro São Luis partilhando os desafios e os sonhos da comunidade.

Rua Frei Nicodemos 753  CEP 88502-970  Lages/SC   Telefone: (49) 3222-2939