Irmãs Catequistas Franciscanas

As Irmãs Catequistas Franciscanas chegaram na Diocese de Lages, no ano de 1970. A primeira missão exercida pelas Irmãs foi a Coordenação da Catequese diocesana, a convite do secretariado diocesano de Pastoral. As Irmãs que integraram a equipe diocesana, por alguns anos residiram nas dependências do Secretariado. Em 1973, passaram a residir em casa própria, à Rua Nossa Senhora dos Prazeres que foi adquirida para fi ns de estudo das irmãs. Durante o ano, a casa serviu de Noviciado da mesma congregação.
As irmãs estiveram na coordenação diocesana até o ano de 1982. A partir desse ano, até o ano de 1998, uma irmã esteve no serviço de secretaria da Diocese. Em 1980, foi criada mais uma fraternidade, no bairro Frei Rogério, Lages – SC , com objetivo da formação inicial das candidatas. Primeiramente noviciado e nos anos seguintes postulantado e aspirantado. A partir desta data, uma irmã assumiu a coordenação da Pastoral, na Paróquia Sagrada Família. Este serviço estende-se até os dias de hoje, abrangendo o serviço da catequese, formação de lideranças e nestes últimos anos, com maior intensidade a Pastoral da Saúde.
No ano de 2006 a Congregação abre uma nova fraternidade, na “Irmandade Nossa Senhora das Graças”, Bairro Popular, Lages – SC, para assumir a coordenação desta Entidade. Em 2009, as Irmãs do Bairro Frei Rogério, com a venda da casa, passam a residir à Rua Nossa Senhora dos Prazeres, centro de Lages, e uma irmã dá continuidade ao atendimento na pastoral na Paróquia Sagrada Família.
Hoje, a congregação mantém duas casas nesta Diocese: uma no Bairro Popular, com três irmãs que atuam na coordenação e serviços na “Irmandade Nossa Senhora das Graças” e outra à Rua Nossa Senhora dos Prazeres – Centro de Lages, com quatro irmãs, uma liberada para o trabalho pastoral na Paróquia acima citada, e as demais, em tratamento de saúde, realizam pequenos serviços voluntários. Ao longo destes anos, as irmãs ligadas à pastoral, sempre integraram a equipe diocesana, seja na catequese, como na Pastoral da Saúde e outras atividades em nível diocesano, respondendo ao seu carisma fundacional, que é ser presença da igreja no serviço da Educação e Catequese.

Rua Nossa Senhora dos Prazeres 156  CEP 88502-230  Lages/SC   Tel: 3222-0834