Irmãs Clarissas

Frequentemente alguns perguntam, ou por simples curiosidade, às vezes num tom de desafio, e muitos por um sincero interesse, amizade e desejo de conhecer melhor suas Irmãs Clarissas: “Irmãs, o que é que vocês fazem?” Talvez haja na pergunta ou na resposta alguma ambigüidade, pois fazer e ser misturam-se muitas vezes. Respondemos humildemente: “Somos contemplativas”. No dia 8 de dezembro de 1977, era inaugurado em Lages o Mosteiro Nazaré, que abriga em seu interior as Irmãs Clarissas.

Esse Mosteiro foi fundado em Forquilhinha, no ano de 1964, que na época era localidade de Criciúma, na diocese de Tubarão. Recebeu a denominação “Nazaré”, pela inspiração de sua fundadora, Madre Maria Agnela, do Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos, do bairro da Gavéa, no Rio de Janeiro, que almejava fundamentar a vida da nova comunidade clariana no modelo humilde e escondido, silencioso e pleno de orações da Sagrada Família em Nazaré.

Depois de atravessar um período de dificuldades, as Irmãs Clarissas se transferiram para Lages em 1977. Portanto, há 31 anos elas são muito solicitadas para orações e de outras intercessões. Como não poderia deixar de ocorrer, a Diocese de Lages vem desde o ano de 1977 acolhendo-as com empenho e dedicação e dos católicos locais elas recebem amizade, apoio e ajuda na concretização da vocação contemplativa.

Av. Papa João XXIII 1113, Bairro Petrópolis CEP 88502-200
Tel: (49) 3222-2958 Lages/SC