Irmãs do Divino Salvador

Tendo Jesus Cristo o Salvador como fonte e modelo inspirador, Pe. Jordan e Madre Maria dos Apóstolos nos deixaram como objetivo apostólico missionário: “Tornar Deus Uno e Trino presente na história hoje pela proclamação de Jesus Cristo como o Salvador do mundo, formando lideranças cristãs, envolvendo a todos com amor universal, utilizando todos os modos e meios que o amor de Cristo nos inspira, empenhando-nos na defesa de vida digna para todos”.

Imbuídas pela força do Carisma no dia 13 de maio de 1955 as Irmãs Salvatorianas vieram para a cidade de Lages/SC a pedido de Dom Daniel Hostin, com o objetivo de amparar e orientar crianças órfãs ou abandonadas e proporcionar uma educação evangelizadora que integre a criança no processo social, tornando-a sujeito do próprio desenvolvimento e o da comunidade. Assim foi aberta a primeira comunidade Salvatoriana, o Orfanato Nossa Senhora das Graças, no Bairro Popular.

Em 1969 a Sede da Província também se estabeleceu em Lages. Além dos trabalhos da Coordenação Provincial, algumas Irmãs assumiram outras atividades em Paróquias e na Diocese, atuando na coordenação diocesana da pastoral da saúde, catequese, liturgia e visita às famílias. Mais tarde o leque de atividades assumidas na Paróquia e Diocese foi ampliado assumindo-se: a Coordenação da CRB Diocesana; a Comissão Pastoral da Mulher Marginalizada, Equipe de Liturgia, Ministério da Palavra e da Eucaristia e Serviço de Animação Vocacional.

A pedido de Dom Honorato Piazera, as Irmãs Salvatorianas em 06 de março de 1997 assumiram o trabalho na Paróquia São Sebastião, município de Painel/SC. As Irmãs integraram a equipe de pastoral atendendo todas as comunidades nas atividades pastorais e de evangelização.Posteriormente foram constituídas mais três comunidades Salvatorianas na cidade de Lages que realizam trabalho na coordenação de catequese, formação de lideranças cristãs, liturgia e outras atividades ligadas a Sede Provincial. Atualmente as Irmãs Salvatorianas marcam presença na Diocese de Lages com quatro comunidades: comunidade Maria Rosa no Bairro Guarujá, comunidades Maria do Caminho, Sede Provincial e Renascer no Bairro Coral.   No dia 08 de novembro de 1973, Dom Daniel Hostin 1º Bispo de Lages/SC, partiu para a casa do Pai. As Irmãs Salvatorianas são muito agradecidas a D. Daniel Hostin pela sua contínua presença de pastor, pois, além de acolher as primeiras Irmãs Salvatorianas no Brasil, continuou acompanhando e participando da vida Salvatoriana até o final de sua vida.
Neste ano, nós Salvatorianas, estamos celebrando o Ano de Pe. Jordan, nosso Fundador, e a alegria se completa por fazermos parte desta Diocese que também celebra seus 80 anos de existência. Alegremo-nos em Deus Salvador.

Irmãs Salvatorianas – Sede Provincial  Rua 15 de novembro 267, Bairro Coral CEP 88523-010  Tel: (49) 3223- 2266 Lages/SC
Irmãs Salvatorianas – Edifício Rui Zapelini   Avenida Luiz de Camões 236 apto 401 CEP 88023-970  Tel: (49) 3223-1945 Lages/SC
Irmãs Salvatorianas – Bairro Guarujá  Rua Emilio Blum 274 – CEP 88521-100   Tel: (49) 3223-3049 Lages/SC
Orfanato N. Sra das Graças – Irmãs Salvatorianas   Rua Silvino Duarte Junior S/Nº Bairro Popular CEP 88526-060  Tel: (49) 3223-1712 Lages/SC