Irmãs Franciscanas de Dillingen

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Dillingen foi fundada em 1241, por um grupo de piedosas senhoras, na periferia da cidade de Dillingen – Baviera – Alemanha. Estas senhoras tinham como objetivo de vida: louvar a Deus e servir aos pobres.
Apesar de passar por muitos reveses e desafios (guerras, peste, incêndio, etc) a Congregação das Franciscanas de Dillingen chegou até os nossos dias, completando neste ano 768 anos de existência. Isto porque seu carisma é, “viver em comunidade o Evangelho de Jesus Cristo, atendendo aos sinais dos tempos e às necessidades locais”.
Assim, na década de 1930-1940 quando o Movimento Nazista fechou diversas escolas católicas na Alemanha, a Coordenação Geral da Congregação aceitou o pedido de Bispos brasileiros e enviou em 1937 o primeiro grupo de Franciscanas de Dillingen para o Brasil. Seis Irmãs foram para o Nordeste – Paraíba e outras seis para o Sudeste – Rio de Janeiro.
As pioneiras da missão Brasil-Sul , aportaram no Rio de Janeiro no dia 19/04/1937, indo para Cabo Frio–RJ, onde foi fundada a primeira casa das Franciscanas de Dillingen em terras brasileiras.
Aos poucos as Irmãs foram se espalhando para outras cidades do Estado do Rio de Janeiro, como também para diversos estados da região sudeste e sul do Brasil, chegando também à Santa Catarina.
Após a Segunda Guerra Mundial vieram algumas Irmãs enfermeiras da Alemanha e foi então que as Franciscanas de Dillingen assumiram em 1952 o serviço aos doentes no Hospital Municipal de Presidente Getúlio – SC. Mas, logo depois, por motivos políticos, as Irmãs deixaram em 1955, esta cidade e vieram assumir o Hospital de Caridade e Maternidade São José em Urubici, que acabava de ser construído. O mesmo era propriedade de da Diocese de Lages e dirigido pelo então pároco de Urubici, Pe. José Espíndola. Neste hospital as Irmãs pioneiras alemãs, deram o melhor de suas forças e de suas vidas em prol da saúde do povo de Urubici. Quatro delas repousam aqui no cemitério da cidade: Ir. Policarpa Demfple, Ir. Christolda Hubler, Ir. Udalrica Pinkert e Ir. Willigis Bügler.

Desde o inicio em Urubici as Irmãs moravam anexo ao Hospital e exerciam aí os mais diversos serviços: cozinha, farmácia, enfermagem, parteira, etc. Em 1988, em combinação com o Bispo diocesano D. Oneris Marchiori, as Irmãs assumiram também a direção do Hospital, que até então era sempre exercida pelo pároco local. Em 2003 a diocese de Lages resolveu passar o Hospital de Caridade e Maternidade São José para a Associação Franciscana da Divina Providencia. E, a partir de então, chama-se “Hospital São José de Urubici” e nós, Franciscanas de Dillingen, arcamos com todas as responsabilidades relativas ao mesmo, em favor da saúde do povo de Urubici.

Sabe-se hoje que os 54 anos de presença das Franciscanas de Dillingen no Hospital São José de Urubici, têm sido uma benção para a comunidade de Urubici e seus arredores, especialmente para o povo mais simples, que aqui busca conforto e ajuda para suas dores e sofrimentos físicos e psíquicos.
Ao chegar em Urubici em 1955, as Irmãs foram procuradas por muitas jovens que queriam entrar na Congregação. Assim, em 1956, Ir. Christholda Hubler (coordenadora da comunidade do Hospital), iniciou a construção de um prédio, em frente ao Hospital, o qual deveria servir de casa de formação para as jovens candidatas à vida religiosa e abrigaria, ao mesmo tempo, um Curso de Educação para o Lar. A então “Escola Doméstica Santa Clara”, hoje Colégio Santa Clara, foi inaugurada, por Ir. Christholda, sua primeira diretora, em 17 de outubro de 1961.

Rua Boanerges Pereira de Medeiros 1169 Bairro Centro  CEP 88650-000   Urubici/SC Tel: (49) 3278-4126
Rua Boanerges Pereira de Medeiros 1197 Bairro Centro CEP 88650-000   Urubici/SC Tel: (49) 3278-4099