Antigo Seminário Diocesano

A existência do Seminário Diocesano é uma exigência da Santa Sé em cada diocese. Em 1944, em Bom Retiro começou o Seminário com o titulo de Pré – Seminário São Norberto, inicialmente, com 32 alunos, na época do preliminar e depois o inicio do ensino fundamental. Lá funcionou ate 1945. Em 1946, foi transferido para Lages, ainda num prédio provisório, enquanto o prédio definitivo esta em construção a partir dos fundamentos. Ai, também, funcionou durante três anos, sob a direção de Monsenhor Luiz Orth, neo – sacerdote na Diocese de Lages. Em 04 de março de 1950 foi inaugurado o prédio atual,

apegas, com uma parte da construção concluída. Lá o número de alunos já era maior, incluindo na época, todo o território ate o oeste catarinense eram os limites da Diocese de Lages. De lá vinha a maior parte das matriculas existentes. O prédio foi inaugurado aos 26 de setembro de 1954, quando Dom Daniel Henrique Hostin, completou 25 anos de sacerdócio. Por isso, apressou – se também a inauguração oficial do prédio do Seminário Diocesano. É uma data histórica. Hoje, o Seminário Diocesano já tem sua historia com mais de dois mil alunos que passaram por lá, com cerca de 60 padres ordenados, entre os quais dois Bispos: Dom Oneres Marchiori, bispo de Lages e Dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina.

Avenida Papa João XXIII 1115
Tel: (49) 3222-1736 Lages/SC

Seminário Propedêutico Diocesano

Tendo presente a atual conjuntura eclesial e por ser inviável a manutenção de um prédio grande, no ano de 2012 o então “Seminário Diocesano” transferiu-se para outro espaço, já existente, a casa do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Bom Retiro. Você pode acompanhar as atividades de nossos seminaristas do Propedêutico, Filosofia e Teologia através do Blog do seminário.

Seminário Propedêutico N. Sra. Aparecida
Rodovia BR 282 – Km 137
Bairro Santa Clara – Bom Retiro – SC

Seminário de Filosofia Brusque SC

O SEFISC iniciou suas atividades em 1981, com sete estudantes de Filosofia da Diocese de Chapecó, ano em que foi construído o atual prédio. Desde seu inicio confiou-se o SEFISC aos cuidados e à proteção de Santa Catarina de Sena, Doutura da Igreja e Padroeira da Europa. Nascida em 1347 em Siena, na Itália, faleceu em 1380. A Igreja celebra a sua festa em 29 de abril. De 1974 a 1981 cada Diocese assumiu a seu modo e onde achava mais convenientes os estudos de nível filosófico. No SEFISC. Hoje residem os seminaristas da Filosofia das dioceses de: Lages, Caçador, Joinville, Tubarão, Criciúma, Blumenau e Joaçaba.

Seminário de Teologia- Florianópolis SC

Até o final de 1972, os seminaristas de teologia de Santa Catarina estudavam em Curitiba, no Paraná. Residiam no “Paulinum”, seminário que as dioceses catarinenses haviam construído naquela cidade. Em outros tempos haviam estudado no Rio Grande do Sul. No entanto, o crescimento populacional de nosso Estado, o aumento do número das dioceses catarinenses e, em conseqüência, do número de seminaristas do curso de teologia, a criação do Regional Sul IV da CNBB, o anseio por uma teologia catarinense e o desejo de maior proximidade física dos seminaristas junto a suas Igrejas Particulares, entre outros fatores, levaram o episcopado a decidir por um instituto de teologia em terras catarinenses.
Fundado em 10 de janeiro de 1973, o ITESC iniciou seu curso de Teologia, em Florianópolis, no mês de março desse mesmo ano. Até meados do ano de 2008 nossos seminaristas de teologia residiam numa casa antiga, comprada pela diocese.

Com a construção da nova casa, a partir de agosto de 2008 a Diocese de Lages passou a contar com uma residência ampla, moderna e que atende as necessidades de formação do clero diocesano estando também aberta para acolher padres e lideranças para estudo, tratamento de saúde, etc. esta nova casa foi construída graças a generosidade de muitos benfeitores, tanto de Lages como do exterior.