“VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS” = sexta estação da via sacra.

Bom dia meu amigo e minha amiga.

“VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS” = sexta estação da via sacra.

QUEM É ESTA VERÔNICA?

ISTO ESTÁ NOS EVANGELHOS?

SE NÃO ESTÁ NOS EVANGELHOS, PODE SE CRER QUE ISTO ACONTECEU?

NÃO É ISTO UMA INVENÇÃO FALSA DOS CATÓLICOS?

Estas são perguntas que muitos me fazem e por isso resolvi dizer algumas poucas palavras de esclarecimento.

É evidente, sabido e digno de fé que com Jesus aconteceram muitíssimos outros acontecimento, que ele realizou muitas outras obras e sinais que fez muitos outros ensinamentos, ALÉM DAQUELES QUE ESTÃO ESCRITOS OS 4 EVANGELHOS; Nada disso prejudica sua autenticidade e nem atinge nossa fé.

O evangelista São João é muito explícito quando conclui seu evangelho no capítulo 20, 30-31: “Jesus fez, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros sinais E QUE NÃO ESTÃO ESCRITOS NESTE LIVRO. Estes foram escritos, para que creais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que crendo, tenhais a vida em seu nome”.

Também São Lucas testemunha que além dos 4 evangelhos há muitos outros escritos a respeito de Jesus. Seu evangelho começa assim: “MUITOS já se dedicaram a escrever um relato dos fatos que aconteceram entre nós, conforme nos foram transmitidos por aqueles que foram testemunhas oculares desde o início, a respeito de Jesus”.

Comecei assim a reflexão porque muitos cristãos de hoje em dia acham que quando os católicos têm em suas práticas religiosas, em sua fé ou devoções, ALGO QUE NÃO ESTÁ NA BÍBLIA, é “invenção” dos católicos e, portanto é visto ´por muitos como falso.

Ainda é necessário esclarecer que os livros que compõem a bíblia, de forma especial os do Novo Testamento, foram os livros reconhecidos pelo Magistério da Igreja como autenticamente INSPIRADOS e de origem comprovada como verdadeiros.
isto em absoluto NÃO NEGA e nunca negou a existência de outros escritos a respeito de Jesus. Por isso temos os chamados Evangelhos Apócrifos. ELES EXISTEM DESDE O INÍCIO e alguns certamente são bem mais antigos que os escritos tardios do Novo Testamento.

ASSIM, NÓS TEMOS NA OFICIALIDADE DA IGREJA A LITURGIA APROVADA E OFICIAL, SEMPRE FUNDAMENTADA OU EM TEXTOS SAGRADOS OU EM TEXTOS, DOCUMENTOS E ENSINAMENTOS DO MAGISTÉRIO E DO QUE CHAMAMOS TRADIÇÃO. Mas também temos desde o início, práticas religiosas DEVOCIONAIS que surgiram para além daquilo que é o oficial, o canônico. Estas práticas surgem até hoje. Alguém ou algum grupo começa com uma devoção e quando se vê, torna-se uma prática regional, nacional ou mundial. Cito por exemplo as festas juninas, ou as Folias de Reis, os terços e outras.

ASSIM A VIA SACRA que tantos gostamos de rezar, especialmente na quaresma, fazem memória sucinta dos principais momentos e fatos que aconteceram com Jesus, desde sua Oração e Agonia no Monte das Oliveiras, sua prisão, condenação, carregar a cruz, até sua morte e sepultamento. ALGUNS DOS FATOS QUE COMPÕEM A VIA SACRA ESTÃO NOS EVANGELHOS, OUTROS NÃO. ISTO NÃO SIGNIFICA QUE AQUELES QUE NÃO ESTÃO, NÃO SEJAM VERDADEIROS.

Assim aparece a mulher chamada VERÔNICA que, SEGUNDO A TRADIÇÃO E CRENÇA, TERIA ENXUGADO O ROSTO DE JESUS COM UMA TOALHA E NELA TERIA FICADO IMPRESSO E ESTAMPADO O ROSTO ENSANGUENTADO DE JESUS.

Esta é uma das cenas que não se encontra registrada no Evangelho. O nome VERÔNICA, não aparece nenhuma vez nos evangelhos oficiais da bíblia. Nos Atos dos Apóstolos aparece no capítulo 26,30 o nem Berenice, que dizem ser em grego o mesmo nome Verônica.

JÁ O NOME VERÔNICA parece na devoção e tradição primitiva das Comunidades Cristãs e está registrado no livro apócrifo, parece que do século VI, chamado “ATOS DE PILATOS”, no capítulo 7. Lá diz que VERÔNICA seria aquela mulher que está no Evangelho de Lucas 8, 43-48, mas SEM NOME, que tocou no manto de jesus e ficou curada. Em grego este nome é Berenice.

Também não constam nos evangelhos as 3 quedas de Jesus no caminho do Calvário e nem os nomes dos 2 ladrões que com ele foram crucificados, mas tudo isso está no mesmo livor apócrifo “Atos de Pilatos” e em outros textos dos primeiros cristãos.

O NOME VERÔNICA OU BERENICE SIGNIFICA:

Verônica = “imagem verdadeira”, resulta da junção dos termos vera, que significa “verdadeira”, e ícona, que quer dizer “imagem”.
Berenice = “portadora da vitória”.

Como falei anteriormente, Berenice em grego e Verônica em latim é o mesmo nome, embora não necessariamente na bíblia precise ser a mesma pessoa.

Como mostrei no começo, por textos retirados dos evangelhos de Lucas e João, há muitas outras coisas que Jesus fez, ensinou ou que aconteceram e que não estão escritos na bíblia, mas nem por isso deixam de ser verdadeiros, embora não decisivos para o fundamento e autenticidade de nossa fé.

A maior parte desses fatos ou ensinamentos eram passados oralmente de geração em geração, até porque quase ninguém sabia escrever ou ler , mais trade, alguém, por vezes até usando o nome dos Apóstolos ou de alguém famoso, para dar credibilidade, os escreveu.

Podemos então todos continuar tranquilamente rezar nossas Via Sacras e acreditar que isto aconteceu e são cenas que tocam muito de perto a quem sofre com os sofredores, especialmente os injustiçados como Jesus.

+ Guilherme Antonio Werlang Werlang

Posted in Dom Guilherme.