
O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, de Bocaina do Sul, Pe. Roberto Moreira, representou a Diocese de Lages no Summit Cidades, no período de 23 a 25 de junho em Florianópolis, um dos maiores eventos brasileiros voltados à gestão pública, inovação, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. Sua participação apresentou a experiência da Igreja na promoção da Cultura de Paz, da Comunicação Não Violenta e da Justiça Restaurativa.
Durante a programação, pe. Roberto ministrou duas palestras. A primeira, intitulada “Se Queres a Paz, Prepara-te para a Paz! Cultura de Paz e Políticas Públicas”, abordou a necessidade de fortalecer iniciativas que promovam o diálogo, a prevenção da violência e a construção de uma sociedade mais fraterna por meio de políticas públicas comprometidas com a dignidade humana.
Na segunda, “Justiça Restaurativa e Comunicação Não Violenta: Restaurando Espaços de Convivência – Círculo de Construção de Paz”, Pe. Roberto, juntamente com as facilitadoras Daniele e Marisa, propiciaram uma experiência prática da metodologia restaurativa, destacando a importância dos círculos restaurativos como instrumentos capazes de restaurar relações, fortalecer vínculos comunitários e favorecer a resolução pacífica de conflitos.O momento reforçou a importância da escuta qualificada, do respeito às diferentes perspectivas e da corresponsabilidade na construção de ambientes mais acolhedores e pacíficos.
A presença de Pe. Roberto no Summit Cidades demonstra a relevância da contribuição da Igreja para os debates contemporâneos sobre políticas públicas, convivência social e promoção da paz. Ao reunir gestores públicos, especialistas, pesquisadores e lideranças de diversas áreas, o evento favorece o intercâmbio de experiências e a construção de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas comunidades.
Para a Diocese de Lages, essa participação demonstra o reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da Diocese, em favor da Justiça Restaurativa e da Cultura de Paz, reafirmando o compromisso da Igreja com a promoção do diálogo, da reconciliação e do cuidado com a vida.
